Magnânimo, a grande virtude do líder

Como ter a grande virtude e ser um líder Magnânimo

Em um mundo que valoriza o egoísmo e a mediocridade, ser magnânimo é um ato revolucionário e a grande virtude para todo líder. É buscar o que é grande, nobre e elevado. É sobre coragem para sonhar alto, agir pelo bem comum e deixar um legado de amor e serviço.

A verdadeira grandeza não se limita a conquistas pessoais, mas se reflete no impacto que geramos na vida dos outros. Escolha a virtude que transforma o ordinário em extraordinário.

Ser grandioso, generoso e magnânimo é frequentemente visto como fraqueza.

O que é ser magnânimo?

A virtude da magnanimidade é a disposição de buscar grandes e nobres objetivos. Ela une coragem, generosidade e um espírito elevado. É um chamado a agir pelo bem comum.

A verdadeira grandeza não é sobre ser melhor do que os outros, mas sobre ser a melhor versão de si mesmo. Isso incomoda aqueles que preferem a conformidade e o conformismo, já que somente os corajosos perseguem grandes objetivos.

A magnanimidade exige coragem para sonhar alto e agir de forma grandiosa. Implica amar sem reservas e se importar de forma genuína com os outros.

O sucesso evidencia a mediocridade do outro

Tentarão te puxar para baixo em qualquer sinal de magnanimidade que você dê. Não dê ouvidos.

Os que se opõem à grandeza temem sua capacidade de mudar o mundo. Eles esperam que você permaneça na mediocridade, mas a verdadeira grandeza não se deixa intimidar.

Leia também | Como ter uma família de sucesso

Os maiores líderes da história foram magnânimos

Eles não foram lembrados por seu egoísmo, mas por suas ações que impactaram positivamente a humanidade. Eles souberam transformar adversidades, sempre em prol do próximo. O grande líder não pensa em ser magnânimo, ele adquire esta virtude como resultado de sua causa.

Seja um líder magnânimo

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.” Mahatma Gandhi

Dizem que insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Algumas empresas tiveram o ímpeto empreendedor restrito apenas à origem. Tudo o mais foi pura repetição da ideia original. Mudanças em produtos e serviços não passam de variações sobre o mesmo tema. Por isso, empresas com dez, vinte, trinta anos de existência comemoram o primeiro aniversário indefinidamente. Não saem daquela fase inicial.

Leia também | A importância da liderança familiar

Por que isso acontece?

Porque a mudança mais revolucionária e inspiradora é justamente aquela que acontece na consciência do líder, mas muitos não querem se comprometer.

Mudanças cosméticas existem aos montes e para todos os gostos. Mudança de verdade não se refere a um método de trabalho ou à estratégia de atuação no mercado. A verdadeira mudança é aquela que constrói a cultura da empresa.

Por isso, ferramentas como planejamento estratégico, programas de qualidade, balanço scorecard, avaliação 360 graus costumam resultar em nada enquanto não se altera a forma como as pessoas são vistas dentro, colaboradores e fora, clientes, da empresa. E essa mudança de olhar tem de partir da liderança.

Amplie a visão e compartilhe decisões

É fato que, ao renunciar ao controle e compartilhar decisões, o líder escutará coisas que nunca ouviu e que talvez preferiria não saber. Descobrirá, entre seu pessoal e os clientes, alguns que não são aliados, embora dessem tal impressão. Em contrapartida, perceberá que tem aliados em gente que sequer suspeitava. Abrindo os canais de comunicação, promovendo o diálogo, expondo-se e deixando que os outros apresentem seus pontos de vista, o líder enxergará a realidade tal como é, sem enganos.

Lidere pelo exemplo

Gandhi, citado acima, sabia que a liderança é pelo exemplo. Em cada reunião, em cada decisão, em cada sessão de planejamento ou de avaliação, o líder tem de agir coerentemente, enquanto constrói e cultiva a cultura da empresa.

Seja magnânimo

Nas empresas, nas famílias e em tudo que lideramos, sempre que começa um novo ano, pensa-se em mudanças. A qualidade da mudança depende da habilidade do líder de processar e de usar as informações que recebe. Quanto mais ajustada for a sua compreensão desse mundo, melhor será a qualidade de ação e reação.

Mahatma, do hindu, significa “grande alma”. O equivalente em português é magnânimo (do latim, magnus, que significa grande e animus, alma). Magnânimo é alguém com uma grande alma, que vive e lidera pela coerência.

O melhor investimento que você pode fazer em si, em sua liderança e em sua empresa e família é ser um líder magnânimo. Tornar-se, de fato, uma grande alma.

Recusar a grandeza é aceitar uma vida de mediocridade

A verdadeira grandeza se revela ao deixarmos um legado de amor e serviço. Esta é a virtude que transforma o ordinário em extraordinário.

Escolha a virtude que muitos temem e deixe sua marca no mundo. O mundo não precisa de mais pessoas comuns, ele precisa de heróis dispostos a amar e servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima