9 dicas para ser um bom pai

Um bom pai, é aquele que é amável e gentil, que cuida de si porque sabe que está sempre a servir de modelo para o seu filho. E sabe que ele precisa mais de gestos e atitudes, do que de palavras e de críticas.

Sabemos também, que os filhos aprendem muito mais com o que fazemos do que com o que falamos, já foi o tempo em que o pai impunha suas palavras e o filho tinha que aceitar tudo quieto. Isto deixa muitos traumas, e feridas profundas, que muitas vezes não são saradas nunca e perduram por gerações.

Ultrapassamos a linha, de que baixar a cabeça era sinônimo de respeito. E entramos na era de que respeito é o entendimento perfeito de pai e filho através do diálogo, que molda os dois ao mesmo tempo.

Com o tanto de informação que temos hoje, os pais e filhos tem evoluído para uma criação através do diálogo, fazendo com que os filhos cresçam, entendendo seus limites, sabendo lidar com seus medos, alegrias, sentimentos e frustações.

Quer saber mais? Então, confira abaixo 9 dicas para ser um pai incrível para suas crianças!

1. É preciso sensibilidade e carinho para ser um bom pai

A primeira dica para ser um bom pai, parte daquela velha história de que o homem não pode ser sensível, carinhoso ou demonstrar seus sentimentos, é coisa do passado. Afinal, não tem nada melhor do que abraçar seu filho ou filha e demonstrar o quanto você o ama.

Os laços de afeto são muito importantes para uma relação mais próxima e saudável. E isso colabora também para que a criança fortaleça sua autoestima, confiança e segurança, crescendo ainda mais alegre. Então, não economize beijos, abraços e muito afeto, tudo bem?

2. Ser pai é aprender a cada dia

Não há dúvidas do quanto podemos aprender com nossos filhos e filhas. Embora com simplicidade e um jeito singular de ver e conhecer o mundo, as crianças podem nos dar grandes lições de vida. Então, permita-se aprender e se redescobrir a cada dia com essa linda experiência que é ser pai!

3. Pai não ajuda, pai cria

Cuidar, educar, participar, escutar, aconselhar, levar, buscar… Isso tudo é obrigação tanto da mãe, quanto do pai. Portanto, o homem não tem que ajudar a mulher nas obrigações que dizem respeito à família e às crianças.

O homem precisa exercer sua paternidade, dividindo as responsabilidades, cuidados e obrigações na criação dos filhos e filhas. Assim, além de não sobrecarregar a mulher, você colabora para que as crianças se sintam mais amadas, seguras e acolhidas.

4. Pai também brinca

A brincadeira, além de muito divertida, é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por isso, é muito importante que os adultos proporcionem momentos participativos e de descontração, em que toda família possa brincar livremente.

Nesse sentido, se permita brincar junto também! Seja de bola, casinha, jogo de tabuleiro, gincana, pega-pega, esconde-esconde. Com certeza, esse será um momento divertido e repleto de carinho entre vocês!

5. Ser o exemplo é sempre o melhor caminho

A melhor maneira de educar as crianças ainda é pelo exemplo. Então, se você quer que seu filho ou filha leve os estudos a sério, respeite as pessoas ou tenha responsabilidade com suas tarefas, por exemplo, o primeiro passo é você mesmo fazer isso em seu dia a dia.

Lembre-se que as crianças se espelham nos adultos. E, com certeza, seguirão o seu bom exemplo.

6. Sua presença é fundamental para o desempenho escolar

Pergunte para seu filho e filha como foi seu dia na escola, se interesse pelo que eles têm para te contar, ajude-os nas atividades e participe das reuniões escolares.

Isso porque a sua presença e participação são fundamentais para que o pequeno ou pequena seja mais confiante e se dedique ainda mais aos estudos.

7. Seja amigo do seu filho ou filha

Assista ao jogo de futebol, vá à apresentação de balé, leve para a aula de teatro, convide para um passeio de bicicleta pelo parque e almoce junto com a sua família sempre que possível. Ou seja, seja um pai amigo e participe do dia a dia do seu filho ou filha.

Uma das coisas que todo pai deveria saber é que esses momentos de afeto, conexão e carinho são essenciais. E todos eles irão fortalecer mais ainda o vínculo entre vocês, criando uma amizade para toda a vida.

8. O tempo não para, então aproveite.

Sabemos que ter crianças pequenas em casa não é nada fácil. Os pequenos e pequenas demandam muita energia, paciência, cuidado e atenção. Mas de uma coisa não há dúvida: o tempo não para! E, quando você menos esperar, essa fase vai passar. Deixando apenas as saudades!

Portanto, aproveite enquanto é tempo. Permita-se, assim, vivenciar momentos cheios de carinho, diversão, afeto, companheirismo e amor. Afinal, isso é algo que ficará para sempre na memória do seu filho e filha e na sua também!

+ A família é o bem mais precioso que temos

9. Perdoe e receba perdão.

Sabemos o quanto a paternidade nos sensibiliza e testa, se errar com seu filho, até mesmo refletindo alguma mágoa do passado sofrida por seus pais, se perdoe, peça perdão a seu filho e filha e deixe a emoção, falar mais alto.

Depois não erre mais e sigam felizes, isto criará uma força dentro do seu filho e filha, tornando-os seres humanos incríveis, te deixando muito orgulhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima