A idade mais produtiva da vida humana começa aos 60 anos

Um extenso estudo realizado por médicos e psicólogos dos EUA revelou que:

A idade mais produtiva da vida humana está entre 60 e 70 anos.

A segunda fase mais produtiva do ser humano é entre 70 e 80 anos.

Antes disso, o ser humano ainda não atingiu o seu potencial máximo.

A idade média dos ganhadores do Prêmio Nobel é de 62 anos.

A média em idade dos presidentes das 100 maiores empresas do mundo é de 63 anos.

A idade média dos pastores das 100 maiores igrejas dos EUA é de 71 anos.

Isso prova que os melhores e mais produtivos anos de uma pessoa são entre 60 e 80 anos.

Portanto, se você tem entre 60, 70 e 80 anos, você está no melhor nível da sua trajetória.

Esta jornada, chamada “Vida”, começa muito mais tarde do que a gente pensa…

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios

Meia-idade: 45 a 59 anos.

Idoso(a): 60 a 74 anos.

Anciano: 75 a 90 anos.

Velhice extrema: 90 anos em diante.

 

A New England Journal of Medicine publica estudo da idade mais produtiva

Sim, a idade mais produtiva da vida humana segundo estudo realizado nos Estados Unidos por médicos e psicólogos é entre os 60 e os 70 anos. Que de acordo, com o estudo publicado na New England Journal of Medicine, a pessoa atinge o pico do seu potencial mental e emocional aos 60 anos e continua a se desenvolver até aos 80 anos.

O estudo também indica que o segundo estágio mais produtivo é entre os 70 e os 80 anos, e o terceiro entre os 50 e os 60 anos.

A pesquisa mostra ainda que os vencedores do Prêmio Nobel têm, em média, 62 anos, assim como os presidentes das 100 maiores empresas do mundo têm em média 63 anos e os Papas, 76.

Segundo informações, o estudo foi realizado em 2018 e agora está sendo compartilhado novamente. O resultado, se confirmado, pode ser um alento para os brasileiros.

Porque, de acordo com dados divulgados pelo IBGE, a população nacional está envelhecendo rapidamente.

Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população.

Isto é com certeza uma excelente notícia, que a vida está mais longeva e produtiva , sem dúvidas.

+ A família é o bem mais precioso que temos.

O cérebro de um idoso.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade George Washington argumenta ainda, que o cérebro de uma pessoa idosa é muito mais prático do que se acredita. Nessa idade, a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro se torna harmoniosa, o que amplia nossas possibilidades criativas. E é por isso que entre as pessoas com mais de 60 anos, você pode encontrar muitas personalidades que acabaram de iniciar suas atividades criativas.

E apesar do cérebro não ser mais tão rápido quanto na juventude. Ele ganha em flexibilidade. É por isso que, com a idade, somos mais propensos a tomar as decisões certas e menos expostos a emoções negativas. Então, o pico da atividade intelectual humana ocorre por volta dos 70 anos, quando o cérebro começa a trabalhar com força total.

Com o tempo, aumenta a quantidade de mielina no cérebro, substância que facilita a passagem rápida de sinais entre os neurônios. Devido a isso, as habilidades intelectuais são aumentadas em 300% em comparação com a média.

E o pico de produção ativa desta substância cai entre 60-80 anos de idade. Também é interessante o fato de que, após 60 anos, uma pessoa pode usar 2 hemisférios ao mesmo tempo. Isso permite que você resolva problemas muito mais complexos.

O professor Monchi Uri, da Universidade de Montreal, acredita que o cérebro de uma pessoa idosa escolhe o caminho menos intensivo em energia, cortando o desnecessário e deixando apenas as opções certas para resolver o problema. Foi realizado um estudo no qual participaram diferentes faixas etárias. Os jovens ficaram muito confusos ao passar nos testes, enquanto aqueles com mais de 60 anos tomaram as decisões certas.

Características do cérebro de um idoso.

Agora vamos olhar para as características do cérebro na idade de 60 a 80 anos, que é a idade mais produtiva da vida humana.

  1. Os neurônios do cérebro não morrem, como dizem todos ao seu redor. As conexões entre eles simplesmente desaparecem se uma pessoa não se envolver em trabalho mental.
  2. A distração e o esquecimento aparecem devido à superabundância de informações. Portanto, você não precisa concentrar toda a sua vida em ninharias desnecessárias.
  3. A partir dos 60 anos, uma pessoa, ao tomar decisões, usa não um hemisfério ao mesmo tempo, como os jovens, mas ambos.
  4. Conclusão: se uma pessoa leva um estilo de vida saudável, se movimenta, tem uma atividade física viável e tem plena atividade mental, as habilidades intelectuais NÃO diminuem com a idade, mas apenas CRESCE, atingindo um pico na idade de 80-90 anos.

Portanto, não tenha medo da velhice. Esforce-se para se desenvolver intelectualmente. Aprenda novos ofícios, faça música, aprenda a tocar instrumentos musicais, pinte quadros, faça dança.

Interesse-se pela vida, conheça e comunique-se com amigos, faça planos para o futuro, viaje da melhor maneira possível. Não se esqueça de ir a lojas, cafés, shows. Não se tranque sozinho, é destrutivo para qualquer pessoa. Viva com o pensamento: todas as coisas boas ainda estão à minha frente!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima