O Natal é um tempo que transmite muita paz, uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal, se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão “cidade natal” indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra “natal” significa “do nascimento”.
Origem do Natal
O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento.
Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius.
Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo. Uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia.
Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis) e era o momento em que os romanos pediam por fartura.
Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega.
Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól. Uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno.
Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, era uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.
História do Natal
De acordo com as histórias bíblicas, Jesus Cristo nasceu em Belém, Palestina e era filho de José e Maria. José era um judeu e precisava ir para Belém participar de um censo que seria realizado pelo Império Romano.
José e Maria saíram de Nazaré e viajaram 140 km até Belém, pelas margens do Rio Jordão. Maria fez a viagem montada em uma mula, pois precisava poupar energia para o parto.
Chegando na cidade, Maria e José não conseguiram lugar na hospedaria, que estava lotada. E eles foram colocados em uma caverna que era utilizada como estábulo.
Maria deu à luz a Jesus Cristo naquela noite e colocou o bebê em uma manjedoura. Logo após seu nascimento, Maria e José receberam a visita dos Três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar.
Segundo histórias da Bíblia, os Reis Magos foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento. E entregaram como presentes à família ouro, mirra e incenso.
Leia também | Viver é uma grande dádiva
Leia também | Como ter uma família de sucesso
Por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro?
O Natal é uma festa cristã em celebração ao nascimento de Cristo realizada no dia 25 de dezembro. Acredita-se que essa festa tenha surgido entre os séculos III e IV.
O Natal é uma das comemorações mais populares da nossa cultura, sendo marcado por festividades presentes em todo o Brasil. Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos. Apesar disso, a festa também tem um grande peso na cultura secular, não religiosa, sendo considerada um momento de fraternidade.
A Bíblia diz a data do nascimento de Cristo?
Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela. Sendo assim, resta aos historiadores e arqueólogos investigarem todos os vestígios do mundo antigo para encontrar indícios que os permitam sustentar alguma resposta. De toda forma, além da Bíblia, não existe nenhum documento antigo que dê alguma pista sobre o dia em que Jesus nasceu.
Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro?
Orígenes de Alexandria, filósofo cristão do século II, considerava a comemoração de aniversários de deuses uma prática pagã.
Não sabemos se Jesus nasceu nesse dia, mas a teoria mais aceita atualmente sugere que não foi o caso. Assim, a escolha do dia 25 de dezembro teria sido parte de uma ação deliberada da Igreja Católica. Vamos entender o contexto da igreja cristã na Antiguidade para identificarmos quando e como o Natal consolidou-se em dezembro.
O que sabemos atualmente é que, até o século II, os cristãos não comemoravam o nascimento de Cristo de forma alguma. Existem registros de um dos grandes nomes da patrística, filosofia cristã da Antiguidade, Orígenes de Alexandria, que demonstram o desprezo dele por comemorações de aniversário de divindades, pois considerava-as uma prática pagã.
De toda forma, esse assunto começou a ganhar notoriedade a partir do século II, quando os filósofos e cristãos do período começaram a debater e propor diferentes datas para o nascimento de Jesus. Clemente de Alexandria, deixou um registro acerca das diferentes datas que eram propostas na sua época, ele viveu nos séculos II e III e também foi um grande nome da patrística.
Clemente de Alexandria informa que diferentes teólogos e filósofos da época acreditavam que Jesus teria nascido em datas como, 20 de maio, 21 de março, 15 de abril, 21 de abril etc. Sextus Julius Africanus, historiador romano do século III, supostamente teorizou 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus, segundo alguns historiadores.
Criação do Natal
Não há certezas da criação do Natal, mas a teoria mais aceita atualmente sugere que o dia 25 de dezembro consolidou-se como data do nascimento de Cristo entre os séculos III e IV. E que foi uma reação da Igreja Católica, contudo essa reação deu-se contra festividades pagãs que aconteciam naquela época e eram muito populares.
A consolidação do Natal em 25 de dezembro e que traz um tempo de paz é questionada por muitos, de que tenha sido resposta a festividades pagãs, uma vez que ela foi mencionada pela primeira vez somente no século XII.
Outras críticas remetem ao fato de que a prática dos cristãos de assimilarem elementos pagãos como forma de cristianização só se consolidou a partir do século VII.
Natal, tempo de paz
Portanto, forma resumida, o Natal comemora-se o nascimento de Jesus homem, o filho de Deus, que veio ao mundo para trazer paz, harmonia e felicidade através do amor.
Jesus, foi o filho primogênito de Deus, que deixou toda sua glória para salvar uma humanidade que não tinha mais solução. Portanto mostrou que é possível, viver nesta terra e vencer todos os obstáculos.
Ele deixou a certeza de que um dia viveremos todos juntos por toda eternidade, pois como ele ressuscitou depois que morreu, nós também ressuscitaremos e os que o aceitarem como filho de Deus viverão com ele por toda eternidade.
Portanto, se você chegou até aqui, nosso pedido é que Deus abra seus olhos e você consiga enxergar e viver esta promessa verdadeira, é por isto, que o Natal, trás este tempo tão lindo de paz e alegria.