A família é muito importante para Deus, segundo a bíblia, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando Deus criou o homem, Ele viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira, juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.
Depois, a instrução foi para que o homem se casasse e saísse de sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa, Gênesis 2:24. E após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias, e diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas, Genesis 12.
Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim vemos a importância de cuidar e dar valor à família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.
Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue, mas ela é, ou deveria ser, composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.
Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos aqueles que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações, Apocalipse 7:9.
Qual a importância da família para uma pessoa?
Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades serem diferentes, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável.
Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja, 1 Coríntios 12:12-13.
Leia também | Como ter uma família de sucesso
O que a Bíblia diz sobre o amor entre duas pessoas
O amor entre um casal é uma grande bênção de Deus para ser desfrutado dentro do casamento. Deus criou o homem e a mulher para estarem juntos. O amor mantém o casal unido, mesmo nos momentos mais difíceis.
Amar é uma decisão. Quando um homem e uma mulher gostam um do outro, precisam decidir: amar ou não amar. O amor é mais que atração, é querer o bem do outro e lutar pela união, mesmo quando é muito difícil.
Para o casal decidido a se amar, Deus instituiu o casamento, Mateus 19:4-6. O casamento é a prova que o casal está comprometido com o amor. Dentro do casamento, o sexo é uma bênção de Deus que cria mais intimidade entre o casal, fortalecendo o amor. O sexo também é uma forma de espalhar o amor, produzindo filhos que serão criados dentro do ambiente de amor da família guiada por Deus.
O amor é tão central na Bíblia, que o segundo maior mandamento de todos é amar ao próximo. O amor de casal está intimamente conectado com o amor ao próximo, o desejo de Deus é que sempre exista amor entre as pessoas.
Amar ao próximo é sempre um desafio, pois o pecado e o ódio estão sempre no caminho. Para vencer esses problemas, precisamos estar firmes em Cristo, porque através dele podemos realmente amar as pessoas.
O que é preciso fazer para que a família seja de facto uma união inquebrável?
É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro, no caso, marido e mulher; os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.
Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.