Falar de Paz sem fim em um universo cada vez mais acelerado e complexo, onde estamos inseridos em uma jornada de buscas por um mundo mais justo, humano, equilibrado e sustentável, muitas vezes não nos damos conta que seguimos de forma inconsciente, “no automático”, um princípio da tradição milenar.
O princípio a que me refiro é conhecido por “Shalom”. Que NÃO significa apenas paz, mas COMPLETUDE. E é sobre isso que iremos falar. Com enfoque que toda mudança verdadeira e duradoura começa de dentro para fora e não o inverso.
Nossa base será o versículo bíblico em Jo 20:21, que diz: “Novamente Jesus disse: PAZ SEJA COM VOCÊS! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. O destaque de PAZ SEJA COM VOCÊS é exatamente a tradução da palavra “Shalom”.
O que significa Shalom?
Shalom, no sentido mais tradicional quer dizer Paz, e é usado também como cumprimento de oi ou tchau. Vamos achar também, Shalom Aleichem, que quer dizer Paz esteja convosco, também tem Shabat Shalom, que quer dizer um sábado de paz ou Shalom adonai, que quer dizer A Paz do Senhor, estas são as principais derivações e formas como a palavra Shalom é usada.
Shalom, paz física e paz espiritual
A palavra shalom é uma palavra hebraica muito importante na Bíblia e é comumente usada como saudação de paz. No entanto, shalom tem vários significados, e se refere tanto à paz física quanto à paz espiritual.
A Bíblia frequentemente retrata a paz física como um estado de tranquilidade e segurança. Por exemplo, em Gênesis 34:21, os líderes de Siquém oferecem a Jacó e sua família “paz e segurança” em sua cidade.
A paz espiritual, por outro lado, é uma conexão com Deus e uma reconciliação com Ele. Em Salmos 29:11, o Senhor dá força ao seu povo e abençoa-o com paz, shalom. A Bíblia menciona a paz espiritual em vários outros lugares, como em Romanos 5:1, onde afirma que, justificados pela fé, temos paz, shalom com Deus.
Shalom como completude ou perfeição
Além disso, a palavra shalom também pode se referir à completude ou perfeição, e é esta completude que chamamos de Paz sem fim. Em Efésios 2:14, Jesus destrói o muro de separação entre judeus e gentios, criando um novo ser, unindo as duas partes e estabelecendo paz, shalom.
Em resumo, o que significa shalom? A palavra shalom tem vários significados na Bíblia, incluindo paz física, paz espiritual e completude ou perfeição. É um desejo sincero de bem-estar para todos e um convite para uma relação reconciliada com Deus, ou seja, ter uma paz que excede todo entendimento, uma Paz sem fim.
Leia também | Magnânimo, a grande virtude do líder
Leia também | Como ter uma família de sucesso
Paz como completude ou perfeição, Jo 20:21
Nesta passagem Jo 20:21, quando Jesus fala à eles que o Shalom esteja com vocês, não é simplesmente para eles não estarem em conflito, para estarem em paz na maneira tradicional, mas é mais profundo, é de uma forma plena e completa.
Para eles estarem em harmonia, pegar os pedaços daquilo que está quebrado, daquilo que não está completo e trabalharem na restauração; a restauração da conexão com o próximo, da conexão com Deus, de criar um mundo mais harmonioso e completo.
Portanto Shalom, além da paz tradicional, é plenitude, harmonia, conexão com o próximo e com Deus.
Nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar.
Portanto, trazendo para uma aplicação pessoal, podemos traduzir shalom, que para os judeus é paz, como nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar.
Dentro deste entendimento, conseguimos sintetizar que a paz completa, só iremos alcançar quando tivermos como estilo de vida, um modo de viver em que não tenha NADA QUEBRADO, NADA FALTANDO E NADA FORA DO LUGAR.
Não fazermos objetivos de metas, sonhos, sem antes fazer nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar.
O que te impede de viver a Paz sem fim?
O orgulho (arrogância) pode ser um mecanismo inconsciente de proteção contra a insegurança, a baixa autoestima e a fragilidade. Pessoas orgulhosas (arrogantes) podem ter dificuldade em ouvir e discutir, pois acreditam sinceramente ter razão.
Este tipo de orgulho nos impede de olhar o que está faltando, porque não deixamos nosso cérebro mostrar para nós mesmos esta falta, ou o que está quebrado e fora do lugar.
Precisamos olhar pra dentro de nós e dar o sentido da dúvida, se estamos sendo sinceros conosco mesmo e desta forma poderemos viver uma mudança verdadeira, porque ela estará acontecendo de dentro para fora.
Aplicando “Shalom” nos Negócios
No contexto empresarial, “Shalom” se manifesta através de uma liderança ética e responsável. Criar um ambiente de trabalho inclusivo e justo, adotar práticas de negócios sustentáveis, e promover uma cultura de respeito e colaboração são formas de refletir este princípio no mundo corporativo.
Conclusão, shalom, paz sem fim
A essência de “Shalom”, nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar, é um guia para viver de maneira mais plena e consciente. Ao incorporar este princípio na vida pessoal e profissional, abre caminho para um mundo mais justo, pacífico e equilibrado. A jornada para o “Shalom” precisa ser contínua e transformadora, e um convite para criar uma realidade onde cada peça deve estar em seu devido lugar, contribuindo para o bem-estar coletivo e individual.
Que a plenitude de Deus esteja presente na sua casa, na sua família, no seu trabalho, na sua vida. Shalom.