A relação entre os seres humanos e os animais têm evoluído ao longo do tempo e a forma como vemos os pets mudou significativamente, uma grande parte hoje é vista como membro da família. Se no passado, eles eram frequentemente valorizados por suas utilidades práticas, como guardar a casa, por exemplo, hoje eles são vistos como grandes companheiros e considerados membros da família.
As pessoas adotam, cada vez mais animais, porque desejam ter a alegria e o conforto de uma relação próxima e reconhecem os benefícios emocionais que isso pode proporcionar. Portanto, os pets passaram a ser criados em um ambiente de muito cuidado e amor, onde sua segurança, bem-estar e felicidade também são prioridades.
Pai e mãe de pet
Nos últimos anos, a relação tutor-pet se intensificou e ganhou novos rumos. De acordo com pesquisa recente realizada pela Petz, em parceria com o instituto IMO Insights, 88% dos tutores entrevistados consideram o pet como um membro da família.
Muitos deles, inclusive, não se consideram tutores, mas sim pai ou mãe de seus pets e investem tempo e dinheiro para proporcionar o melhor para seus amados “filhos”. Quase 40% dos tutores afirmam ter o pet entre as cinco coisas mais importantes de sua vida.
A mudança na percepção dos animais de utilidade para companheiros reflete a crescente conscientização sobre o bem-estar animal e a valorização das relações emocionais que podemos ter com os pets.
Leia também | Viver é uma grande dádiva
Leia também | Como ter uma família de sucesso
Benefícios emocionais, físicos e sociais
Muitos relatam conversar com o pet nos momentos de solidão, outros afirmam que mudam de voz durante essa interação. Essa conexão especial dos humanos com seus pets oferece uma série de benefícios emocionais, físicos e sociais. Entre eles:
- Bem-estar emocional
Os pets podem ajudar a combater a depressão e a solidão, e a reduzir o estresse. A interação com eles estimula a produção de ocitocina, um hormônio que aumenta a sensação de bem-estar.
- Exercício físico
Ter um animal de estimação pode incentivar a prática de atividades físicas, como caminhadas com cachorros.
- Sentimento de pertencimento
Os pets são frequentemente incluídos em eventos familiares e ocasiões especiais, ajudando a criar um senso de pertencimento e ligação dentro da família.
- Amor incondicional
Os pets oferecem amor e lealdade incondicional, que podem ser reconfortantes e benéficos para o bem-estar emocional.
É de casa
Os pets têm ganhado cada vez mais espaço. Tanto dentro de casa, vivendo com mais liberdade e até subindo na cama, como nos momentos de lazer.
Conforme os laços entre humanos e animais de estimação se fortalecem é natural que os tutores desejem incluir seu companheiro em uma variedade de atividades e espaços que tradicionalmente eram exclusivos para humanos.
Os pets trazem mais alegria, companhia e afeto na vida de seus tutores, tornando essa relação única e divertida.
Compromisso com o bem-estar
Sem dúvida os benefícios em ter um pet por perto são muitos, mas é importante lembrar que cuidar de um animal requer comprometimento, recursos financeiros e tempo.
Portanto, os itens básicos que garantem a saúde ideal para pets normalmente são, alimentação de qualidade, ambiente adequado às necessidades do pet, vacinação e consultas anuais com médico veterinário e prevenção de parasitas, como pulgas e carrapatos continuamente.
Então, a decisão de adotar um pet deve ser bem ponderada para garantir que seja uma experiência positiva tanto para o animal quanto para seu tutor.
Relações entre humanos e animais
Portanto, a família com pets é uma realidade crescente na sociedade contemporânea, refletindo uma mudança nas dinâmicas familiares e nas relações entre humanos e animais.
E mesmo que você não se considere mãe ou pai de pet, essa nova configuração familiar não apenas enriquece a vida das pessoas. Mas também nos desafia a repensar nossas responsabilidades éticas em relação aos seres com quem compartilhamos nosso espaço e nossas vidas.
Em última análise, cultivar um ambiente harmonioso onde todos os membros da família, sejam eles humanos ou não, possam prosperar. É um objetivo valioso que merece nossa atenção e compromisso.