6 dicas para uma viagem em família inesquecível

Todos temos o sonho de uma viagem em família inesquecível, tirar férias e viajar em família é, com certeza, uma das experiências mais marcantes e enriquecedoras para se compartilhar. No entanto, a viagem em grupo requer muita atenção e organização, pois, são muitos estilos diferentes que devem ser conciliados para que tudo dê certo.

É de extrema importância planejar e organizar a viagem em família com antecedência para encontrar os melhores destinos e hospedagens que consigam agradar a todos. 

Para realizar o sonho de uma viagem em família inesquecível, é fundamental seguir algumas etapas essenciais que garantem uma experiência prazerosa e memorável. Aqui estão algumas delas:

1 – Definição do destino

Para iniciar o planejamento do seu roteiro de viagem, o primeiro passo é definir aonde vocês irão. É necessário levar em consideração a visita para os destinos que ofereçam opções de turismo e lazer que sejam confortáveis para os idosos e para as demais faixas etárias.

Assim, o mais indicado, é tomar a decisão em grupo, para que todos possam opinar e sugerir lugares interessantes, explorando opções variadas de lazer, como praias, museus, parques, resorts, cidades históricas etc.

Escolher um destino que acolha todas as vontades de quem vai viajar é o ponto principal para realizar o sonho da viagem em família inesquecível.

2 – Planejamento financeiro

Após definir o local da viagem, é indispensável organizar os gastos que serão realizados, e também, separar um valor para imprevistos. As despesas mais relevantes em qualquer viagem são: alimentação, compras, hospedagem, passeios e transporte. 

Para que nenhum membro da família viaje sem condições, ou volte com dívidas que não consiga pagar depois, é importante tratar o planejamento financeiro com muita atenção. Portanto, indique formas para que cada um consiga organizar as suas finanças e, assim, todos consigam aproveitar com tranquilidade.

Viajar com as questões financeiras em dia é algo que colabora para o bom funcionamento do roteiro, pois, caso contrário, pode desencadear em um estresse desnecessário para todos. Por isso, lembre-se de manter a organização e disciplina para que todos consigam viajar despreocupados.

Leia também | Como ter uma família de sucesso

Leia também | O que é o planejamento financeiro familiar e por onde começar

3 – Escolha do meio de transporte

Se a sua viagem em família é para alguma cidade ou estado distante, é imprescindível começar a pesquisa por passagens aéreas com antecedência, para que todos consigam se acomodar no mesmo voo com tranquilidade.

Durante a viagem, é necessário escolher o meio de transporte mais adequado. Decida se é melhor alugar um veículo, andar de transporte público ou usar aplicativos.

Porém, se tiver idosos ou crianças entre os viajantes, uma alternativa mais confortável é o aluguel de carro no local, pois, todos têm liberdade para usar o veículo quando precisar e não passar por imprevistos caso ocorra uma emergência.

4 – Segurança e saúde

Em qualquer tipo de viagem, é importante lidar com muita cautela em relação à segurança e saúde de todos, redobrando a atenção de acordo com a faixa etária e as suas necessidades.

Todos os detalhes do seu roteiro de viagem devem ser pautados em torno da segurança, para que nenhuma pessoa passe por situações inusitadas. Também é indicado não negligenciar a saúde nesse momento e estar com um kit médico pronto e acessível para quando alguém, principalmente idosos e crianças, precisar. Esteja sempre com medicamentos básicos, como antialérgicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

5 – Escolha da hospedagem

Em uma viagem em família que tenha idosos, é extremamente importante optar pela hospedagem em hotéis que ofereçam conforto e diversas opções de lazer para os seus hóspedes, como algumas áreas de convívio social, entre elas as salas de leitura, jogos e televisão, cinema, spa e piscina aquecida.

É importante que o hotel tenha uma localização privilegiada e com um fácil acesso ao comércio local, caso seja necessário em alguma emergência. Também é fundamental se atentar à questão de acessibilidade para quem possui alguma deficiência física. Porque, quartos adaptados apresentam o conforto necessário para quem precisa de um ambiente especial.

6 – Opções de lazer

Enquanto está montando o roteiro da sua viagem, além de todas as questões mais sérias e burocráticas. O lazer é um item importante e não deve ser deixado de lado. O foco de qualquer viagem é conhecer novos lugares e garantir a sua diversão e da sua família.

Quando a viagem é em um grande grupo, é importante conversar com todos os viajantes e alinhar o que todos desejam fazer no destino decidido. Caso os passeios sejam muito diferentes, uma alternativa é separar a família em grupos, com os mais agitados e os mais calmos.

Assim, todos conseguirão atingir os seus objetivos. Seja conhecer cada ponto turístico da cidade e passear até o sol se pôr. Virar a noite nas baladas, ou somente usar esse período para descansar e aproveitar cada momento. Tendo a sensação de que está fora da sua rotina tão cansativa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima